As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne

As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne (The Adventures of Tintim), filme de 2011, dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Steven Moffa, Edgar Wright e Joe Cornish, baseado nos personagem criados por Hergé, produzido por Peter Jackson, estrelando Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost e Simon Pegg.

O filme conta a história do jovem jornalista Tintim (Jamie Bell), que acaba se envolvendo na busca pelo tesouro do capitão Sir Francis Haddock, acompanhado de seu cachorro Milu, eles vão procurando pistas sobre o Licorne, antigo barco de Haddock, porem são capturados por Sakharine (Daniel Craig) que também está atrás do tesouro, ao fugir de Sakharine, Tintim conhece o atual capitão Haddock (Andy Serkis), ancestral de Francis, que é um alcoólatra sem solução, juntos eles escapam do navio de Sakharine, dando inicio a uma grande caça ao tesouro.

As Aventuras de Tintim é baseado nos quadrinhos criados pelo autor belga Hergé no final da década de 20, mas adaptando mais precisamente os livros "O Caranguejo das Tenazes de Ouro (1941)"," O Segredo do Licorne (1943)" e "O Tesouro de Rackham (1944)". Hoje o autor tem uma grande polêmica em sua volta, muito pela história "Tintim no Congo (1931)" que é bastante racista, mostrando os brancos como superiores aos nativos do Congo (que era uma colônia belga).

O filme é todo feito através da tecnologia de captação de movimento, o que inclusive impediu o filme de ser indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Spielberg conseguiu dar para o filme um excelente ritmo nas cenas de ação e uma ótima aventura, que faz parecer que a história não para em nenhum momento, usando ao máximo a capacidade dos computadores para criar grandes cenas de ação. O diretor já tinha uma longa história com o personagem, principalmente ao ter um de seus maiores sucessos "Indiana Jones" comparado com o jornalista belga.

É impossível citar "As Aventuras de Tintim" sem falar do grande seriado de animação dos anos 90 que passava na "Tv Cultura", sendo esse considerado a melhor adaptação da obra de Hergé em outra mídia, e que possuía uma grande música de abertura.


O filme possui a trilha sonora composta por John Williams, que dessa vez criou uma trilha bem fraca se comparada aos seus demais filmes de sucesso, mas que funciona assistindo o longa.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,4/10
Rotten Tomatoes: 74% críticos
                             74% publico
Cena Marcante: 
A grande sequência de perseguição em Bagghar (Marrocos), em que Spielberg conseguiu criar um grande plano sequência e que hoje lembra bastante os grandes momento de ação do jogo "Uncharted" da "Naughty Dog". Toda a perseguição vem um crescente que empolga o espectador.








Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram