O Sol É Para Todos (To Kill a Mockingbird), filme de 1962, dirigido por Robert Mulligan, roteiro de Horton Foote, baseado no livro de Harper Lee, estrelando Gregory Peck, John Megna, Frank Overton, Mary Badham, Phillip Alford e Robert Duvall.
O filme conta a história de um advogado Atticus Finch (Gregory Peck), um viúvo pai de dois filhos, que atende pobres independente de como possam pagar, ele vive com seus dois filhos Jem e Scout (Phillip Alford e Mary Badham respectivamente) em uma pacata cidade no Alabama, ele acaba aceitando um caso para defender Tom Robinson (Brock Peters), um negro que foi acusado injustamente de estuprar uma jovem branca, ele aceitar defender o negro, faz com que diversas pessoas da cidade fiquem contra ele, inclusive ameaçando seus filhos.
A história é inteira contada da visão das crianças, principalmente de Scout, filha mais nova de Atticus, que é bastante amiga de seu irmão Jem, inclusive sendo mais "moleque" que as outras meninas de sua idade, o que faz ela ter problemas ao entrar na escola.
Durante o filme, é possível se perceber um grande clima de suspense pela cidade, principalmente quando Jem, Scout e um amigo Dill Harris (John Megna) investigando uma casa próxima em que supostamente mantem um louco preso em cativeiro.
A trama se passa após a crise de 1929, com o país se recuperando da grande depressão.
O filme retrata o racismo sofrido pelos negros no sul dos Estados Unidos, que é tão grande que faz com que acusem a prisão perpetua um homem inocente, apenas por uma razão que no final do filme percebemos ser tola. A história gera discussões sobre ética e dignidade.
O Sol É Para Todas, foi indicados a diversos prêmios, inclusive a 8 Oscars, ganhando na categoria de Melhor Ator (Gregory Peck), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte em P&B.
Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,3/10
Rotten Tomatoes: 91% críticos
92% publico

Cena Marcante:
Toda a sequência do julgamento de Tom Robinson, nesse momento percebemos o quão bom advogado Atticus é, fazendo a suposta vítima Mayella Violet Ewell (Colin Wilcox), mostrar o porque acusou injustamente Tom, e por um motivo bem tolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário