O Rei da Comédia (The King of Comedy), filme de 1982, dirigido por Martin Scorsese, roteiro de Paul D. Zimmerman, estrelando Robert De Niro, Jerry Lewis, Sandra Bernhard, Diahnne Abbott e Ed Herlihy.
O filme conta a história de Rupert Pupkin (Robert De Niro), um aspirante a comediante, que consegue entrar na limousine de Jerry Langford (Jerry Lewis), um famoso apresentador do consagrado programa de TV, eles tem uma conversa em que Rupert tenta convencer Jerry a participar de seu programa, entretanto Jerry pede para que Rupert envie uma fita ao seu escritório, e sugere que ele comece a se apresentar em bares e teatros para testar suas piadas com o público, porém Rupert acaba não aceitando as dicas, inclusive ele imagina que realmente virou amigo de Jerry, inventando conversas entre os dois. Ele vai até o escritório e entrega uma fita com seu "show" porém ao receber a resposta de que ele deve testar o show antes de ser aceito, Rupert perde o controle, com a ajuda de sua amiga Masha (Sandra Bernhard), eles sequestram Jerry, e como resgate ele pede para que apresente seu show na TV.
Martin Scorsese foge do seus estilo comum de filmes sobre as ruas e violência, do submundo de Nova York (como em Taxi Driver e Touro Indomável) e dessa vez dirigi uma comédia bastante melancolica, que é toda sustentada na atuação de De Niro e Jerry Lewis, que vão muito bem no papel.
O Rei da Comédia é um filme bastante esquecido tanto pela crítica quanto pelo público, mesmo sendo o filme que abriu o Festival de Cannes de 1983, ele acabou ficando de escanteio, muito pelo período polemico vivido por Matin Scorsese, o lançamento do longa foi alguns anos após o tentativa de assassinato ao ex-presidente dos EUA, Ronald Regan, na qual o atirador se admitiu inspirado em "Taxi Driver".

O filme é uma grande crítica a busca pelo sucesso e a idolatria exagerada criada em cima dos famosos, isso fica evidente nos personagens de Pupkin e de Masha.
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 90% críticos
90% publico
Cena Marcante: (SPOILER)
A sequência em que vemos o show apresentado por Robert Pupkin após o sequestro de Jerry, apesar de todo filme, Robert não parecer engraçado, seu show tem piadas que realmente funcionam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário