Monstros S.A. (Monsters, Inc.), filme de animação digital de 2001, dirigida por Pete Docter, co-dirigida por David Silverman e Lee Unkirch, Pete Docter também escreveu o roteiro ao lado de Andrew Stanton, Daniel Gerson, Jill Culton, Jeff Pidgeon e Ralph Eggleston, estrelando John Goodman, Billy Cristal, Steve Buscemi, James Coburn, Jennifer Tilly e Mary Gibbs.
O filme conta a história de um mundo habitado por monstros, Sullivan (John Goodman) e Mike Wazowski (Billy Cristal) são dois funcionários da "Monstros S.A." uma empresa que coleta energia através do gritos de crianças, os monstros acreditam que as crianças são toxicas, assim não se aproximam dela e só entram no mundo humano para assusta-las, Sullivan está em uma disputa com Randall (Steve Buscemi) para bater o recorde de sustos, porém uma noite em que Sully acaba ficando até mais tarde no trabalho ele encontra Randall pedindo uma porta (que dá acesso ao mundo humano), porém em um descuido uma garotinha (Mary Gibbs) acaba entrando no mundo humano, assim cabe a Mike e Sully devolverem a criança sem que sejam pegos, só que Sully acaba criando um grande laço com a menina, se separando um pouco da sua amizade com Mike.
Monstros S.A., é um genial filme dos estúdios PIXAR, sendo um dos meus favoritos, possuindo lindas mensagens dentro dele e ainda sim contando uma tocante história.
A PIXAR quebra clichês ao contar a história na visão dos monstros, que sempre são vistos como maus, mas que nesse caso são apenas trabalhadores que querem energia para o seu mundo, e que para isso precisam se sacrificar entrando em contato com as crianças supostamente toxicas através do susto, entretanto com o passar do filme descobrimos que o riso é mais poderoso que o susto, uma linda mensagem que fica evidente com o filme.
No filme é possível se perceber que a história é na verdade sobre um homem se tornando pai, sendo Sully o homem que deve cuidar e zelar pela chamada Boo, essa relação acaba afastando Sully de seu objetivo inicial que seria qubrar o recorde de sustos, e também de sua amizade com Mike por sua vez reluta em aceitar a criança e o afastamento que ela trouxe. A relação de pai e filho também é trazida em outro lindo filme da PIXAR, "Procurando Nemo".
Monstros S.A. é a respsta da PIXAR ao sucesso de "Shrek" que foi um grande sucesso em seu lançamento. O filme foi indicado a 4 Oscar mas acabou ganhando apenas 1 na categoria de Melhor Canção Original pela música "If I Didn't Have You" de Randy Newman, entretanto acabou perdendo a de Melhor Animação para o filme da DreamWorks.
No Brasil o filme foi lançado com uma ótima dublagem com as vozes de Mauro Ramos (Sully), Sérgio Stern (Mike), Márcio Simões (Randall), Eduardo Lucena (Sr. Waternoose), Miriam Fischer (Celia) e Ana Elena (Boo).
Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 96% críticos
90% publico

Cena Marcante:
Já para o final do filme em que somos apresentados a infinidades de portas que levam ao quarto de crianças humanas, enquanto tentam achar a de Boo e ao mesmo tempo são perseguidos por Randall, ao assistir criança no cinema posso dizer que essa cena está até hoje viva em minha cabeça. Essa sequência possui algumas das melhores piadas do filme e que continuam engraçadas até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário