Beleza Americana

Beleza Americana (America Beauty), filme de 1999, dirigido por Sam Mendes, com roteiro de Alan Ball, estrelando Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari e Peter Gallagher.

O filme conta a história de Lester Burnham (Kevin Spacey), um homem de meia idade comum, que odeia o seu trabalho e tem problemas de se relacionar com a esposa Carolyn (Annette Bening) uma corretora de imóveis que busca sempre a perfeição e com a sua filha adolescente Jane (Thora Birch), que tem baixa autoestima e tenta evitar seus pais, um dia ao ir em uma apresentação de lider de torcida da filha, Lester acaba conhecendo Angela Hayes (Mena Suvari), que Lester se apaixona a primeira vista, tendo diversas fantasias por ela, a atração por Angela faz com que Lester começa a fazer o que ele gosta, e não vivendo sobre a visão dos outros sobre o que é correto, ao mesmo tempo uma nova família vira vizinha de Lester, os Fitts, cujo o pai é um ex-fuzileiro homofóbico e o filho Ricky (Wes Bentley) um traficante que se começa a namorar Jane.


Beleza Americana é um filme que desvirtua o já famoso "sonho americano" e o "American Way of Life", mostrando que Lester está incomodado a ter essa vida de aparências, vivendo com uma esposa que ele não ama e um emprego medíocre apenas pelo dinheiro. A transformação de Lester fez com que Kevin Spacey ganhasse o Oscar de Melhor Ator pelo filme.

O filme foi um grande sucesso em seu lançamento, e assim como outros grandes filmes do mesmo ano (como Matrix e Clube da Luta) mostra o lado ruim das "pessoas comuns" que seguimos apenas por aparências.

Ricky Fitts é o personagem que quebra esse paradigma, já que ele não segue a vida de um adolescente comum, sendo assim marginalizado, mas na verdade ele é o único que está bem consigo mesmo, encontrando a "Beleza" em tudo.

Beleza Americana ganhou diversos prêmios, incluindo 5 Oscars, incluindo Melhor Filme.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: 88% críticos
                             93% publico
Cena Marcante:
Não tem como falar de Beleza Americana e não citar a cena das pétalas de rosa caindo enquanto Angela está deitada sobre elas, mas a cena que mais me marca no filme, é o momento em que Lester se "liberta", saindo do "status quo", demitindo do seu emprego e indo trabalhar como caixa de Drive Thru em um Fast Food e indo cuidar melhor do seu corpo fazendo exercícios, e inclusive comprando maconha de Ricky, tendo assim total liberdade sobre suas ações.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram