O Grande Lebowski

O Grande Lebowski (The Big Lebowski), filme de 1998, escrito e dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, baseado no livro "The Big Sleep" de Raymond Chandler, estrelando Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, David Huddleston e Philip Seymour Hoffman.

O filme se passa no começo dos anos 90, durante a primeira "Guerra do Golfo", Jeffrey Lebowski (Jeff Bridges), é um desempregado que vive em seu apartamento como um hippie, ele se nomeia "The Dude" ("O Cara" no Brasil), quando ele não está ouvindo "Creedence" em seu walkman, ele está jogando boliche com seus parceiros Walter Sobshack (John Goodman) e "Donny" (Steve Buscemi). A rotina dele muda quando certo dia ele tem seu apartamento invadido por desconhecidos atrás de dinheiro que ele está devendo para  Bunny (Tara Reid), como não acham o dinheiro eles urinam no tapete, o que fere o orgulho de "Dude", o que ele nao sabiam é que eles estavam procurando o dinheiro de um milionário de mesmo nome, que "Dude" nomeia de "Grande Lebowski", ele vai atrás do milionário em busca de compensação, como não recebe nada ele rouba um tapete da mansão, depois de um tempo, "Grande Lebowski" liga para o "Dude" em pedindo ajuda para o resgate de Bunny que foi sequestrada.

A trama é toda narrada por um cowboy que é conhecido como "Stranger" (Estranho), sendo interpretado por Sam Elliott.

O Grande Lebowski, é um excelente filme de comédia do final dos anos 90, passando muito do espirito da época, não precisando fazer sentido ou levar a lugar algum, apenas entretendo o público. Entretanto, o filme não foi um grande sucesso como o esperado, se tornando um clássico cult anos depois.


Um dos pontos fortes do filme é a atuação de Jeff Bridges, que sabe como fazer o personagem, vivendo de uma maneira niilista que deixaria até o Rick Sanches de "Rick and Morty" com inveja.

O filme possui uma excelente trilha sonora original composta por Carter Burwell, mas uma trilha cheia de músicas antigas como "The Man in Me" de Bob Dylan e "Hotel California" na versão dos Gipsy Kings. 

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 8,2/10
Rotten Tomatoes: 81% críticos
                               94% publico

Cena Marcante:
A abertura do filme, com a narração de Strager, que passa logo de cara toda a ambientação do filme, já deixando o espectador com noção do que vamos ver no filme.

Existe outra cena, em que "The Dude" está em um hotel e o recepcionista recebe um telefonema, faz umas anotações e vai embora, ele vai olhar o que foi anotado, nesse momento tem uma das melhores cenas cômicas do filme, por isso não vou revelar o que acontece para os que não viram o filme possam rir.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram