Festim Diabólico

Festim Diabólico (Rope), filme de 1948, dirigido por Alfred Hitchcock, com roteiro de Patrick Hamilton, Hume Cronyn, Arthur Laurents e Ben Hecht (não creditado), estrelando James Stewart, John Dall, Farley Granger, Cedric Hardwicke, Constance Colier, Edith Evanson e Joan Chandler.

O filme conta a história de dois jovens Brandon Shaw (John Dall) e Phillip Morgan (Farley Granger), que criam um experimento de cometer o crime perfeito, assim estrangulam David Kentley (Dick Hogan), um antigo colega da Universidade, eles escondem o corpo em um antigo baú de madeira, logo após o assassinato, eles oferecem um jantar para convidados que não estão por dentro do acontecido. Entre os convidados estão a noiva da vítima Janet Walker (Joan Chandler), o pai Sr. Kentley (Cedric Hardwicke) e a tia Sra Atwater (Costance Colier) e o professor Rupert Cadell (James Stewart) que inspirou o experimento.

Festim Diabólico é um clássico do mestre do suspense Alfred Hitchcock, o filme também serviu como experimento para o diretor que testou fazer longos "plano sequências" de duração próximas de 10 minutos (que era o comprimento do rolo do filme), em uma edição com poucos cortes que lembram uma peça de teatro. 

O filme possui um subtexto homossexual, que ficou apenas como plano de fundo, pois era extremamente controverso na época de lançamento, o que poderia censurar o filme.

James Stewart está mais uma vez presente, ator que era um dos favoritos de Hitchcock, ator que também fez o clássico "A Felicidade Não se Compra", sendo um dos melhores atores de todos os tempos.

A produção recebeu uma boa recepção do público e se tornou um clássico do consagrado diretor, ainda que fica abaixo de outros grande filmes do diretor como "Psicose", "Janela Indiscreta" e "Um Corpo que Cai".

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                             90% publico

Cena Marcante:
 A abertura, que é uma das maiores sequências do filme, iniciando com o estrangulamento de Kentley, e terminado após 9 minutos com um blackout nas costas de Brandon.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram