Duro de Matar

Duro de Matar (Die Hard), filme de 1988, dirigido por John McTiernan, com o roteiro escrito por Jeb Stuart e Steven E. de Souza, baseado no livro de Roderick Thorp, estrelando Bruce Willis, Alan Rickman, Bonnie Bedelia, Reginald Veljohnson e Paul Gleason.

O filme conta a história de um policial de Nova York, John McClane (Bruce Willis), que vai visitar sua esposa no natal em Los Angeles, porém ao chegar no Nagatomi Plaza, onde vai ocorrer a festa do trabalho dela, um grupo de terroristas alemães comandados por Hans Gruber (Alan Rickman), tomam o prédio e fazem os presentes de reféns, com a intenção de roubar milhões de dólares em ações,  porém McClane escapa dos homens de Gruber, assim é o único presente que pode impedi-lo.

Duro de Matar, é um excelente filme de ação e que marcou época, trazendo Bruce Willis como protagonista, fazendo um policial comum, que foge do esteriótipo de brucutu dos anos 80, como Stallone e Schwarzenegger. John McClane sofre para enfrentar os bandidos, necessitando criar toda uma estrategia, não correndo na direção de todos escapando por milagre das balas (talvez os inimigos de Rambo nunca tenham feito treinamento), vale lembrar que o personagem é ferido em combate, o deixando ainda mais realista, fazendo com que sua vitoria seja mais vangloriada.

McClane é claramente é melhor coisa do filme, sendo um protagonista muito engrado e que alivia o expectador nos momentos de tensão.

Alan Rickman, que depois ficou muito conhecido por fazer o Professor Snape em Harry Potter, faz um excelente vilão como Hans Gruber, sendo ameaçador, e ainda divertido para o público.

O filme foi um grande sucesso no final dos anos 80, dando inicio a franquia de filmes Duro de Matar, e também gerando uma série de outros filmes que são claramente inspirados no clássico de 88, onde um herói comum é jogado em meio a um grande problema, precisando resolver tudo nos improvisos.

Hoje se tornou um clássico e serve de inspiração para diversas mídias, como o jogo "Batman - Arkham Origins", que é claramente inspirado no filme, o que fica claro pela trilha sonora, e o fato de a história do jogo também se passar no natal. 

Minha Nota: 8,5/10
IMDb:8,2/10
Rotten Tomatoes: 92% críticos
                               94% publico


Cena Marcante:
Após matar um dos homens de Gruber, McClane decide deixar uma mensagem para seu inimigo, escrevendo no corpo do bandido morto: "Now I have a machine gun! Ho Ho Ho" ("Agora eu tenho uma metralhadora"), frase que passa o modo de McClane agir, sendo cômico até em um momento de tensão.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram