Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban), filme de 2004, dirigido por Alfonso Cuarón, com roteiro de Steve Kloves, baseado no livro de J. K. Rowling, estrelado por Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, David Thewlis, Gary Oldman, Michael Gambon e Alan Rickman.

O filme se passa no terceiro ano de Harry (Daniel Radcliffe) em Hogwarts, ele descobre que está sendo perseguido por Sirius Black (Gary Oldman), um seguidor do lorde das trevas, que entregou os Potter para a morte certa, Sirius é a unica pessoa que conseguiu fugir da prisão de Azkaban, o que o torna ainda mais perigoso, na escola, Harry faz amizade com um antigo amigo de seu pai, Remo Lupin (David Thewlis), o novo professor de defesa contra a artes das trevas da escola, que se torna um mentor para Harry. Hogwarts está cercada de Dementadores, guardas de Azkaban, que estão atrás de Sirius, entretanto eles atacam Harry constantemente, por serem sugadores de felicidades, assim Lupin ensina para Harry a magia do Patrono para que possa se defender deles.

O Prisioneiro de Azkaban, é claramente o filme de Harry Potter mais bem dirigido, e isso se deve muito a Afonso Cuarón, que construiu muito bem todas as cenas, vou deixar o link do vídeo do canal Nerdwriter, em que ele comenta sobre a direção de Cuarón: https://www.youtube.com/watch?v=3hZ_ZyzCO24

O filme é o primeiro a trazer Michael Gambon com Dumbledore, substituindo Richard Harris, que veio a falecer entre a produção do Cálice de Fogo e o Prisioneiro de Azkaban. Ainda que eu prefiro a atuação de Harris, Gambon deixa uma atuação mais discreta no Prisioneiro de Azkaban.

John Williams tem sua última participação na série em neste filme, fazendo um de seus melhores temas, com "Buckbeak's Flight", que  é tocada em uma das cenas mais bonitas do filme.

Ainda que eu considero eu ótimo filme, muitos fãs criticam o fato do filme ter cotado muitas partes do livro, como quem são os criadores do "Mapa do Maroto", que nos filmes só ficou claro em outros filmes. Mas vale lembrar que e uma adaptação, permitindo algumas mudanças da obra original.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 91% criticos
                               86% publico


Cena Marcante:
A primeira aparição de Sirius Black no filme, ela já acontece na parte final da trama, e é uma grande revelação, sendo coroada pela excelente atuação de Gary Oldman, que brilha em tela, e engana os expectadores que assistiram o filme sem que tivessem lido os livros. Se tornado de cara um dos melhores personagens da franquia.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram