Batman: A Máscara do Fantasma (Batman: Mask of the Phantasm), filme de animação, de 1993, dirigido por Bruce Timm e Eric Radomski, roteiro de Alan Burnett, Paul Dini, Martin Pasko e Michael Reaves, baseado nos personagens criador por Bob Kane e Bill Finger, estrelando Kevin Conroy, Mark Hamill, Dana Delany e Efrem Zimbalist Jr.
O filme se passa no mesmo universo da clássica série animada "Batman: The Animated Series", e conta a história do Batman (Kevin Conroy), que teve sua imagem manchada por um novo vigilante de Gotham City, chamado Fantasma (Stacy Keach), que está assassinando os principais gangsteres da cidade, fazendo com que os políticos culpem Batman pelos assassinatos. Ao mesmo tempo, um antigo amor de Bruce Wayne retorna a cidade, Andrea Beaumont (Dana Delany), fazendo com que ele reviva seus momentos com ela. Com o medo de ser morto, o mafioso Sal Valestra (Abe Vigoda), contratou o Coringa (Mark Hamill), para acabar com Batman, com medo de ser assassinado.

A Máscara do Fantasma, é um longa de animação que foi lançado no cinema em 1993, entretanto ele não ficou conhecido na época de seu lançamento, fazendo sucesso apenas no mercado de Home-Video, tanto que foi relançado em Blu-Ray a pouco tempo. Recebendo cada vez mais dias criticas positivas.
Pode-se considerar o Batman de Bruce Timm, a versão definitiva do personagem, pois trás toda a parte sombria e soturna (quase gótica) e ainda tendo um lado mais infantil, que nas outras versões ficaram em apenas um lado (como Nolan e Snyder que seguiram apenas a parte série e Joel Schumacher apenas a infantil).
Com grandes inovações, como o Fantasma, que foi criado para o filme, e mostrando Bruce Wayne tentando ter uma vida normal, depois da morte de seus pais, o filme deixa a sua marca.
O filme tem uma ótima dublagem, inclusive na versão brasileira, com as vozes de Marcio Seixas (Batman), Darcy Pedrosa (Coringa) e Issac Bardavid (Comissário Gordon).
Mark Hamill tem uma ótima interpretação como Coringa, só que é bastante infantil no filme, diferente da versão dos jogos da série Arkham, mas ainda sim possui as melhores piadas do filme, não é atoa que é o palhaço do crime.
Gostaria de exaltar a animação do filme, que foi toda desenhada a mão (exceção da abertura), e foi feita em "papel preto", deixando tudo bastante sombrio.
Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,9/10
Rotten Tomatoes: 82% críticos
88% publico
Cena Marcante:
A perseguição da policia, atrás do Batman, é uma cena bastante tensa, deixando inclusive Batman muito perto de ter sua identidade secreta revelada. O filme ainda tem um grande final, com Alfred (Efrem Zimbalist Jr.) em um dialogo com Bruce, falando: "A vingança faz mal a alma, Bruce. Sempre temi que se transformasse naquilo que luta contra. Você trilha beira a esse caminho toda noite, mas ainda não caiu. Agradeço aos céus por isso." Uma pequeno texto que representa muito bem o personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário