1984, filme de 1984, dirigido por Michael Radford, baseado no livro de mesmo nome de George Orwell, o roteiro do filme também foi escrito por Michael Radford, estrelado por John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton e Cyril Cusack.
O filme se passa em um futuro distópico de 1984, onde o mundo está dividido em 3 polos, Oceania, Lestásia e Euroásia, Winston Smith (John Hurt), é um morador de Londres, controlada pela Oceania, ele trabalha no Ministério da Verdade, sendo o responsável pela propaganda e pelo revisionismo histórica, ela vive a vida segundo o partido e o "Grande Irmão" (símbolo do partido), até que ele se apaixona por Julia (Suzanna Hamilton), e também comete o crime de pensamento, ao fugir das "teletelas" e escrever que "a verdadeira liberdade é poder escrever que 2 + 2 = 4", um crime contra o partido, sendo assim levado por eles para a prisão, aonde sofrerá lavagem cerebral para novamente ser parte do partido.

O livro de George Orwell é bastante mais denso e detalha melhor as questões sobre o partido e a guerra entre a Oceania, Euroásia e Lestásia, porém o filme apesar de não entrar tanto nessa questão, ainda mostra muito do mundo distópico, como apresentando os "2 minutos de ódio", as "teletelas" e o "Partido", e ainda traz questões importantes como "quem controla o passado, controla o futuro".
Ainda que seja um grande filme, e que faz você pensar sobre a sociedade, ele possui sim problemas, principalmente na produção, talvez pelo baixo orçamento do filme.
O filme traz a brilhante atuação do falecido John Hurt, que talvez seja um dos maiores atores de todos os tempos, mostrando todo seu talento no filme.
Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 7,2/10
Rotten Tomatoes: 84% críticos
71% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, mostrando os 2 minutos de ódio, desde o principio, já vemos o controle do partido, nós jogando nesse mundo distópico e assustador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário