12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave), filme de 2013, dirigido por Steve McQueen, com roteiro de John Ridley, baseado na autobiografia de Solomon Northup, estrelado por Chiwetel Ejiofor, Michael Fasbender, Lupita Nyong'o, Benedict Cumberbatch e Brad Pitt.

O filme conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre em Nova York, que vive com sua família e trabalha como violinista, um dia lhe oferecem um emprego de 2 semanas em Washington DC, mas o homens que o empregaram, acabam embriagando Solomon, que acorda em uma senzala para ser vendido como escravo, indo para uma fazenda em Nova Orleans, Lusiana, pelo fazendeiro William Ford (Benedict Cumberbatch), após Solomon realizar um bom trabalho, ele recebe de presente de Ford, um violino, porém o carpinteiro John Tibeats (Paul Dano), começa a agredir Northup, que reage, sendo levado a forca, porém é salvo por Ford, que o leva para ser vendido, dessa vez ele é comprado por Edwin Epps (Michael Fasbender), um cruel fazendeiro, dono de uma plantação, que acredita que tem o direito bíblico de agredir seus escravos, na fazenda de Epps, Solomon conhece a escrava Patsey (Lupita Nyong'o), cujo o fazendeiro está apaixonado, o que leva a esposa dele a agredir a escrava, Northup busca uma maneira de fugir da fazenda para conseguir reencontrar sua família.

 12 Anos de Escravidão é baseado na história real de Solomon Northup, que sofreu um golpe, e teve que viver 12 anos como escravo separado de sua família. Porém vale lembrar que o filme tomou algumas licenças poéticas, não sendo totalmente preciso historicamente.

O filme foi muito premiado, recebendo diversas indicações, ganhando 3, inclusive o de Melhor Filme.

Durante o filme possui uma excelente trilha sonora composta por Hanz Zimmer, tendo as músicas de violino arranjadas por Nicholas Britell.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 96% críticos
                               90% publico


 Cena Marcante:
O final do filme, onde Solomon recebe a ajuda de Samuel Bass (Brad Pitt), que é contra a escravidão, libertando e fazendo com que ele possa reencontrar sua família, que já está toda crescida, em uma cena bem emocionante vemos esse reencontro.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram