O Iluminado

O Iluminado (The Shining), filme de 1980, dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, que escreveu o roteiro junto com Diane Johnson, baseado no livro de Stephen King, estrelando Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd e Scatman Crothers.

O filme conta a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor e alcoólatra em recuperação, que está com problemas para escrever seu novo livro, assim ele aceita o trabalho como zelador do Hotel Overlook, para cuidar das caleiras durante o inverno quando o local fica cercada por neve e é fechada para o público, ele leva para o hotel sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e filho Danny (Danny Lloyd) que tem poderes de percepção extrassensorial, e vem tendo diversas premonições aterrorizantes sobre o local. Com passar do tempo Jack vai ficando louco e começa a ameaçar sua própria família.

O filme apesar de ser baseado no famoso livro de Stephen King, Kubrick modificou bastante a trama que era bem mais sobrenatural no livro, e que no filme foi deixado para o expectador decidir se os eventos ocorridos no hotel são sobrenaturais ou tudo vem da cabeça de Jack.

O personagem de Jack passa pela chamada "Crise da Cabana", que enlouquece pessoas que ficam muito tempo isolados da sociedade.

Kubrick realiza uma grande direção, e é mais uma vez busca a perfeição em suas cenas, tanto que em algumas tomadas ele mandou que fossem regravadas mais de 100 vezes, e sempre brincava com a cabeça dos atores para passar o clima de tensão e suspense.

Um dos marcos do filme é a atuação de Jack Nicholson, que interpreta um louco como ninguém, e tem diversas cenas que ficaram na história do cinema.

O filme possui uma trilha sonora que passa o clima de suspense, e que já são pesadas desde a abertura.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: 87% críticos
                               93% publico


Cena Marcante:
A famosa cena do "Here's Jonny", em que Wendy se tranca no banheiro, e Jack com um machado quebra a porta, e diz a frase que é uma referencia a Ed McMahon, no programa de televisão de Jonny Carson.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram