Janela Indiscreta

Janela Indiscreta (Rear Window), filme de 1954, dirigido por Alfred Hitchcock, roteiro de John Michael Hayes, baseado no conto "I Had to be Murder" de Cornell Woolrich, o filme estrela James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey e Thelma Ritter.

O filme conta a história do fotógrafo L.B. 'Jeff' Jefferies (James Stewart), que sofreu um acidente de carro e quebrou a sua perna, ficando confinado em seu apartamento em uma cadeira de rodas, enquanto se recupera, Jeff tem como único passatempo, observar a vida das pessoas do bairro pela janela, todo dia ele recebe a visita da enfermeira Stella (Thelma Ritter) que é paga pela companhia de seguros para cuidar de Jeff, e da bela Lisa Fremont (Grace Kelly), namorada de Jeff, que deseja se casar com ele, mas sempre tem seu pedido negado, uma noite, Jeff acorda com um grito, e acaba testemunhando um assassinato, começando assim um grande suspense, que somente o mestre Hitchcock poderia fazer.

Janela Indiscreta é um dos filmes mais famosos de Hitchcock, e é considerado com um dos melhores filmes já feitos, sendo um grande exemplo de como se fazer suspense.

James Stewart, era um dos atores favoritos do famoso diretor, tanto que participou de outros filmes dele como "Um Corpo que Cai", e também fez diversos filmes clássicos, um grande exemplo é o famoso filme "A Felicidade não se Compra" que é citado em diversos especiais de natal. Em Janela Indiscreta, James tem outra grande atuação, cabendo muito bem no protagonista que só pode observar os eventos, não podendo reagir.

O filme também traz a atriz Grace Kelly, que além de ser muito bonita, faz uma excelente atuação, realizando muito bem seu papel na trama, como uma mulher forte, principalmente para a época em que o filme foi lançado.

O filme traz a trilha sonora de Franz Waxman, que apesar de não ser tão bom quanto o clássico Bernard Herrmann (diretor que fez a música da maioria dos filmes de Hitchcock), deixa uma boa música que combina com o ambiente em que o filme se passa.

Janela Indiscreta, é muito famoso pela produção do filme, que teve que construir uma cidade cinematográfica para que pudesse ser gravado, hoje quase tudo seria gravado em "tela verde", para ser substituído por uma cidade digital.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,5/10
Rotten Tomatoes: 100% críticos
                               95% publico


Cena Marcante:
A cena em que testemunhamos o assassinato, junto com Jeff, podemos apenas observar, ser ter nenhuma reação, o suspense criado por Hitchcock é fenomenal, sendo uma das cenas mais tensas já feitas.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram