Fantasia

Fantasia, filme de 1940, produzido pelos estúdios de Walt Disney, com diversos diretores em cada segmento, o filme traz o maestro Leopold Stokowski regendo a Orquestra de Filadélfia.

Fantasia é um filme quase experimental de Walt Disney, trazendo a música clássica como o personagem principal do filme, com 8 segmentos, sendo eles:
 -Tocata e Fuga em Ré Menor , de Johann Sebastian Bach, utilizando a arte abstrata não contando uma história clara, apresenta as cores e as notas.
 -Suíte Quebra Nozes, de Tchaikovsky, os artistas saíram da história tradicional do Quebra Nozes, fazendo sua própria versão, contando as 4 estações do ano.
 -Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas, o segmento mais clássico do filme, adaptada a historia que deu origem a música com Mickey Mouse como personagem principal, segmento que aparece no poster do filme.
 -Sagração da Primavera, de Ígor Stravinski (uma das grandes influencias de John Williams), conta a origem da vida na Terra, desde os seres microscópios até a extinção dos dinossauros.
 -Sinfonia Pastoral, de Ludwig Van Beethoven, tem como cenário o Monte Olimpo e a mitologia Grega.
 -Dança das Horas, de Amilcare Ponchielli, traz um grupo de animais dançando balé clássico, segmento que trouxe a personagem Hipopótamo dançarina. 
 -Uma Noite do Monte Calvo, de Modest Mussorgsky, outro segmento clássico do filme, traz o demônio Chernabog artomentando as almas de uma vila, durante a noite de Halloween.
 -Ave Maria, de Franz Schubert, último segmento do filme, traz uma procissão religiosa até uma capela, é uma clara sequencia do segmento anterior. 

O filme foi um fracasso em seu lançamento, e claramente não é um filme acessível a todos os públicos, visto que o gosto por música clássica vem diminuindo a bastante tempo. Com o relançamento nos anos 70, o filme finalmente conseguiu recuperar o investimento feito na época.

Fantasia é um filme quase conceitual, sendo um dos poucos do estúdio a ser tão ousado, e o fracasso financeiro do filme foi um dos fatores que levaram a Disney a ser tão conservadora nos anos que seguiram, mudando somente nos anos 2000, principalmente pelo sucesso da PIXAR.

Gostaria de sugerir o vídeo do canal "EntrePlanos" que conta toda a história da produção do filme: https://www.youtube.com/watch?v=IwA4q3KZQhw

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 96% críticos
                               83% publico


Cena Marcante:
Ficar com meu segmento favorito, que é o clássico "Aprendiz de Feiticeiro", é o segmento mais famoso do filme, e é o mais "conservador" de um filme todo artístico e conceitual.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram