Um Corpo Que Cai

Um Corpo Que Cai (Vertigo),filme de 1958, dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, roteiro de Alec Coppel e Samuel A. Taylor, baseado no livro "Dentre os Mortos" de Pierre Boileau e Thomas Narcejac,estrelado por James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes e Tom Helmore.

O filme conta a história de John 'Scottie' Ferguson (James Stewart), um policial que durante uma perseguição fica a beira de cair de um prédio, e seu medo de altura faz com que outro guarda acabe caindo, ele deixa a policia e começa a tentar perder a sua vertigem (medo de altura) com sua amiga e ex-noiva Midge Wood (Barbara Bel Geddes), um dia um antigo amigo de Scottie, Gavin Elster (Tom Helmore), pede para que Scottie siga a sua esposa Madeleine (Kim Novak) que aparenta ter sido possuída por uma parente antepassada que cometeu suicídio.

Um Corpo Que Cai, é considerado por muitos o melhor filme de Hitchcock, e traz para o mundo diversas características que os demais cineastas que vieram após ele seguiram. Sem falar que o filme possui um grande plot-twist algo que não era muito comum na época.

O filme utiliza muito a questão visual, por exemplo sempre que algo importante vai acontecer a iluminação muda. E ainda criou um efeito pioneiro no cinema que passa a sensação de vertigem (tanto que alguns chamam de "Vertigo Effect").

Vale citar a trilha sonora composta por Bernard Herrmann, que na versão brasileira sofreu algumas alterações, inclusive no momento do pesadelo de Scottie é possível ouvir o tema do Yoda, composto por John Williams em o Império Contra ataca.

Minha Nota:10/10
IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                               93% publico
Resultado de imagem para vertigo hitchcock

 Cena Marcante:
A revelação já no final do filme, onde descobrimos que toda a história de possessão é uma mentira e que tudo não passa de um álibi para que Gavin Elster possa matar sua esposa e conseguir sua herança.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram