O Show de Truman

O Show de Truman (The Truman Show), filme de 1998, dirigido por Peter Weir, roteiro de Andrew Niccol, estrelado por Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney  e Natascha McElhone.

O filme conta a história de Truman (Jim Carrey), um estadunidense comum que tem sua vida filmada 24 horas por dia, através de câmeras escondidas, sendo tudo transmitido ao vivo para todo mundo, as gravações começaram antes mesmo do nascimento de Truman, e com 30 anos de gravações ele nunca desconfiou que tudo era um grande cenário. Mas tudo começa a mudar quando um refletor que simula as estrelas caiu próximo a ele, e quando foi ouvir o rádio do carro a caminho do trabalho, ele acaba interceptando uma transmissão da produção do programa, outras diversas coincidências vão acontecendo para que Truman desconfie da suposta realidade em que vive.

Em Show de Truman, é realizado uma analogia a famosa "Alegoria da Caverna" do filosofo Platão, que já foi em realizado em outros filmes como em "Matrix", mas no Show de Truman, Peter Weir e Andrew Niccol, relacionam Truman com as pessoas acorrentadas nas cavernas na alegoria, mas com o conhecimento ele consegue sair de sua prisão e conquistar a liberdade.

Jim Carrey tem uma ótima atuação, apesar de ser considerado um ator apenas de comédias, ele consegue ir muito bem até em momentos dramáticos.

Com um bom roteiro, e boas atuações Show de Truman consegue ser um filme muito bom, com algumas ressalvas, não gosto muito da maneira que é revelado que tudo é um programa, já que desde o começo o espectador consegue deduzir isso, poderiam ter feito tudo como um grande plot twist.

Minha Nota: 8,5/10
IMDb:8,1/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                               88% publico



Cena Marcante:
Já no final do filme, onde finalmente Truman consegue escapar da constante vigia da câmeras e foge de navio da ilha para descobrir o que é o mundo de verdade, após atravessar diversos desafios colocados pela produção do Show, Truman chega finalmente ao final do estúdio, encontrando um cenário pintado representando o céu e uma escada, que vai leva-lo ao mundo de verdade, ao subir a escada ele fala sua famosa frase: "Se a gente não se ver, bom dia, boa tarde e boa noite".

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram