O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes), filme de 1968, dirigido por Franklin J. Schaffner, roteiro de Michael Wilson e Rod Serling, baseado no livro de Pierre Boulle, estrelado por Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter e Maurice Evans.
O filme conta a história da tripulação da nave que viaja a velocidade da luz pelo espaço, após passarem 18 meses em hibernação, o comandante Taylor (Charlton Heston) diz que nesse tempo se passaram mais de 2000 anos na Terra, a nave pousa em um planeta desconhecido, na água, porém devido a um problema na maquina de hibernação uma tripulante acabou morrendo, deixando apenas Taylor e mais 2 tripulantes, a principio eles acreditavam estar em um planeta sem vida inteligente, até que encontram um grupo de humanos selvagens, em seguida encontram uma civilização de humanos civilizados que capturam os humanos, Taylor leva um tiro na garganta e acaba perdendo a voz e sendo capturado, um de seus companheiros foi morto e outro desaparecido, Taylor acorda em uma jaula e é tem os cuidados da Doutora Zira (Kim Hunter), que junto com o Doutor Cornelius (Roddy McDowall) acreditam que o humanos tem inteligencia, diferente do Doutor Zaius (Maurice Evans), que aparenta ter um ódio mortal aos humanos.
Planeta dos Macacos é um clássico da ficção cientifica, tanto que serviu de referencia e inspiração para outras diversas obras do cinema e da tv, foi um marco da maquiagem, com as mascaras que criavam a feição dos símios.
O filme possui uma excelente crítica ao mundo da época e que ainda continua atual (do modo como tratamos os animais e da destruição que causamos no mundo). E realiza essa crítica através da inversão de valores onde os humanos são os enjaulados.
O sucesso do filme gerou quatro sequencias, uma série de tv live-action e uma de animação, um remake dirigido pelo Tim Burton, e a mais atual trilogia de origem onde acompanhamos a saga de Caesar.
Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 90% críticos
87% publico

Cena Marcante:
O filme possui duas grandes cenas marcantes, a primeira é quando Taylor escapa de sua jaula, e começa a causar panico na cidade dos macacos, até que ele é novamente capturado, ao ser pego ele diz a clássica frase: "Tire suas mãos de mim, seu macaco imundo". Essa cena que é tão famosa que foi muito referenciada (mais uma vez pelo Simpsons com a música do Dr. Zaius) e a frase é repitida em quase todos os filmes.
Mas não tem como não citar a sequencia final do filme, onde Taylor escapou das mão de Zaius e foi junto com a humana selvagem Nova (Linda Harrison) pela zona proibida, até que ele encontra a "Estátua da Liberdade" presa na areia, mostrando que ele estava na Terra o tempo todo só que no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário