O Mágico de Oz

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz), filme de 1939, dirigido por Victor Fleming, roteiro de Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar Allan Woolf, baseado no livro de L. Frank Baum, estrelando Judy Garland, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Margaret Hamilton e Frank Morgan.

O filme conta a história da jovem Dorothy (Judy Garland) que vive na fazenda de seus tios com seu cachorro Totó, um dia o cão mordeu a Srta. Gulch (Margaret Hamilton), que foi até a fazenda com uma ordem judicial para matar Totó, para impedir isso, Dorothy foge com o cachorro, ela encontra Professor Marvel (Frank Morgan), um bom homem que finge ser um mágico, Marvel diz para a menina que sua tia está doente e preocupada com ela, fazendo-a voltar, porém um tornado chega ao Kansas, e quando Dorothy chega para sua casa ela acaba sendo levada pelo tornado, durante a viagem ela desvaia, e acorda no mundo mágico de Oz, onde descobre que sua casa matou a Bruxa Má do Leste, se tornando inimiga pessoal da Bruxa do Leste, Dorothy terá que se encontrar com o Mágico de Oz para voltar para o Kansas.

Mágico de Oz, foi um grande sucesso na época e é um fenômeno cultural, sendo considerado o filme mais visto de todos os tempos. Apesar da fama, "O Mágico de Oz" não é o primeiro filme colorido da história, tanto que o clássico Branca de Neve de 1937 já era colorido. O charme criado em cima do filme de  Victor Fleming é tão grande, que ele é mais lembrado que o próprio filme em outras adaptações da obra.

No clássico escutamos a famosa música "Over the Rainbow", com a voz de Judy Garland, a música foi composta para o filme, sendo que ela venceu o Oscar de Melhor Canção Original, além de Harold Arlen (o compositor da trilha sonora) ganhar o Oscar de Melhor Trilha Sonora. O filme ainda recebeu outras indicações, inclusive para Melhor Filme.

Ainda hoje o filme não ficou datado, apesar de que se assistir em alta definição é possível se perceber que alguns cenários são pintados a mão. Entretanto levando em conta que ano que vem já vai fazer 80 anos, pode-se dizer que está muito bem conservado.

Apesar de infantil, o filme não é cansativo para o público adulto, e não é daqueles filmes que trata as crianças como idiotas, muito pelo contrário, "Mágico de Oz" merece sim toda a fama que o filme leva.

O musical é um clássico atemporal.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 99% críticos
                               89% publico


Cena Marcante:
O filme inteiro é marcante e possui cenas icônicas que já estão no imaginário popular, poderia falar novamente da "Over the Rainbow" mas vou citar a música do Espantalho "If I Only Had a Brain" cantada por Ray Bolger, toda a cena é clássica, tanto que já começa com a frase "tem muita gente sem cérebro que também fala" que sempre aparece nas páginas sobre cinema.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram