Batman, filme de 1989, dirigido por Tim Burton, roteiro de Sam Hamm e Warren Skaaren, baseado n Batman criado por Bob Kane e Bill Finger, estrelando Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger e Michael Gough.
O filme conta a história do vigilante mascarado Batman (Michael Keaton), que na verdade é o milionário Bruce Wayne, ele passa as noites enfrentando bandidos e combatendo o crime, entretanto seu nome ainda é considerado uma lenda por Gotham City, até que o gangster Jack Napier (Jack Nicholson) ataca uma fabrica de químicos, porém o "Cavaleiro das trevas" vai até la para impedi-lo, porém ele acaba derrubando o bandido em um tonel de uma substancia química desconhecida, Napier acaba sobrevivendo, porém a substancia modifica sua pele fazendo com que se torne o maior nêmesis do morcego, o famoso "Coringa". Assim o Batman vai ter que enfrentar seu maior inimigo em uma grande batalha.
Batman de 1989, foi um grande sucesso em seu lançamento e ressuscitou o sub-gênero dos filmes de heróis que desde Superman 2 (1981) não tinha um grande filme, e com o lançamento do fiasco Superman 4 (1987) havia sido considerado morto, porém hoje é possível se perceber diversos defeitos no filme, principalmente com a falta de fidelidade aos quadrinhos.
O filme tem um grande mérito que foi enterrar a imagem do Batman do Adam West, na famosa série de comédia de 1966, que sempre foi a imagem do grande público do personagem. Trazendo a imagem de um Batman sombrio e soturno.
Um dos grandes defeitos do filme, é o fato de Tim Burton nunca ter lido um quadrinho do herói, assim não respeitou o cânone do personagem. Sem falar que o filme trouxe a armadura para o personagem pelo o fator de Michael Keaton ser baixinho e sem o porte físico para fazer o herói, assim tivemos que aguentar o Batman de armadura até 2016, quando Ben Afflek trouxe finalmente o uniforme cinza para as telas de cinema.
Minha Nota: 8,0/10
IMDb: 7,6/10
Rotten Tomatoes: 72% críticos
84% publico

Cena Marcante:
A famosa cena de abertura, onde acompanhamos uma família sendo assaltada por 2 bandidos (na primeira vez que vi esse filme, achava que seria a família Wayne), e em seguida vemos o Batman atacando os 2 em cima de um telhado, no final da briga um bandidos pede para não ser morto, e o Batman fala: "eu não vou matar você, porque você vai falar para os outros quem eu sou" o bandido pergunta "quem e você?" o herói responde: "Eu sou o Batman". Essa cena que ficou clássica instantaneamente, tanto que no Batman Begins de 2005, Nolan fez uma homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário