Filadélfia

Filadélfia (Philadelphia), filme de 1993, dirigido por Jonathan Demme, roteiro de Ron Nyswaner, e estrelado por Tom Hanks, Denzel Washington e Roberta Maxwell.

O filme conta a história do dedicado advogado Andrew Beckett (Tom Hanks), que esconde sua homossexualidade dos demais companheiros de trabalho, até que ele começa a ter os primeiros sintomas da AIDS, descobrem que ele é portador do vírus do HIV. Começam a ter boatos na empresa  e Andrew é sabotado para que seja despedido, assim ele recorre a Joe Miller (Denzel Washington), um advogado homofóbico que a principio recusa a ajuda-lo, entretanto ao perceber que Andrew é uma boa pessoa, passam a ter respeito por ele e decide aceitar o caso, que acaba sendo muito noticiado pela mídia.

Filadélfia foi um filme muito polemico em seu lançamento, pois foi um dos primeiros filmes a trazer o tema do vírus do HIV, e levantar questões sobre o homossexualismo, os tratando como pessoas normais, não caricatas.

Jonathan Demme (o mesmo de Silêncio dos Inocentes) realiza um ótimo trabalho na direção do filme, entretanto todos os destaques vão para Tom Hanks e Denzel Washington que possuem atuações espetaculares ,tanto que Hanks ganhou seu primeiro Oscar de Melhor ator em 1994, pelo filme, é dito que ele teve de emagrecer 12 kg para fazer Andrew já com a doença em estado avançado.

O filme ainda possui uma bela trilha sonora ("Streets of Philadelfia de Bruce Springsteen ganhou o Oscar de melhor canção original e Neil Young foi indicado por melhor canção) e uma boa maquiagem que foi indicada ao Oscar.

Minha Nota:9,0/10
IMDb:7,7/10
Rotten Tomatoes:78% críticos
                            89% publico
Resultado de imagem para filadelfia filme


Cena Marcante:
O inicio do julgamento, onde após a primeira sessão temos os protagonistas saindo do tribunal enquanto estão cercados pela imprensa, e diversas pessoas preconceituosas, nessa mesma noite, Joe Miller, vai até um mercadinho onde encontra um estudante de direito homossexual que acreditou que Joe também era, o que faz o advogado o perguntar:
"Eu pareço gay para você" e o estudante responde:
"E eu pareço para você", mostrando que são pessoas comuns.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram