Amadeus

Amadeus, filme de 1984, dirigido por Milos Forman, escrito por Peter Shaffer, e estrelando F. Murray Abraham, Tom Hulce e Elizabeth Berridge.

O filme conta a história do compositor italiano Antonio Salieri (F. Murray Abraham), que durante boa parte da sua vida teve como seu rival Wolfgang Amadeus Mozart (Tom Hulce), Antonio Salieri, passa a sua velhice em um manicômio, e um dia é visitado por um padre,o compositor começa a contar a história de sua vida, o filme mostra como a genialidade de Mozart combinado a sua maneira infantil de viver foi o que gerou o ódio que Salieri tem ao grande compositor, apesar de ser um drama, o filme apresenta diversos momentos cômicos,que destoam de certa forma em alguns momentos.

Em Amadeus temos uma grande atuação do sempre contido F. Murray Abraham, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, que é sempre muito religioso, mas crítica Deus por ter dado todo o talento a Mozart, uma pessoa que ele considera não digna,Salieri apesar de ter um grande ódio a Mozart, ele o admira muito por suas grande composições.

Mozart é o alivio cômico do filme, já que maior parte das piadas do filme são feitas por ela, tanto que ela possui uma tipica risada que a em certa parte do filme ela vira bem vergonha aleia.

O filme possui uma excelente trilha sonora composta pelos clássicos compositores Mozart e Salieri.

A fotografia e produção de artes são muito boas e passam o espirito da época.

Ganhou diversos prêmios, incluindo 8 Oscares (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado)

Minha Nota: 8,5/10
IMDb: 8,3/10
Rotten Tomatoes: 95% críticos
                                 95% publico

Resultado de imagem para amadeus filme

Cena Marcante:
Sequencia, onde Antonio Salieri e Mozart vão se encontrar oficialmente pela primeira vez (Salieri já o tinha visto, mas Mozart nem o deu atenção), Salieri compôs uma música de recepção para seu ídolo, Mozart ao ouvir a música ela na hora faz pensa em uma maneira para melhora-la, nesse momento percebemos a genialidade do austríaco, logo após isso Salieri fica com uma inveja que o persegue por todo filme.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram