2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey), filme de 1968, dirigido por Stanley Kubrick, que escreveu o roteiro do filme junto com Arthur C. Clarke, escritor da novelização do filme, estrelado por Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester.

O filme é dividido por 4 grandes partes:
-"A Aurora do Homem", onde vemos homens primitivos que ao entrar em contato com um monolito preto, eles percebem que podem usar um osso tanto como ferramenta como também como arma, sendo essa a primeira grande evolução do homem.
-"AMT-1", o filme avança no tempo até que vemos uma viagem espacial até a Lua, onde é encontrado outro monolito, semelhante ao que foi visto pelo homens primitivos.
-"Missão Júpiter", 18 meses após vemos a nave Discovery One em uma viagem até Júpiter, nesse momento conhecemos o icônico vilão Hal 9000, uma inteligência artificial,que começa a matar os astronautas.
-"Júpiter e Além do Infinito", vemos o astronauta Bowman, saindo da nave e indo de encontro ao monolito que estava na orbita do planeta, ao entrar em contato com ele vemos ele entrando em um túnel de luzes, que dá inicio a um final que Kubrick deixou a interpretação aberta ao espectador.

2001, é um filme revolucionário,é considerado por muitos o melhor filme de ficção científica, e um dos melhores do genial diretor.

Um dos grandes pontos positivos é a fotografia memorável, e a excelente trilha sonora composta por músicas clássicas como "Also sprach Zarathustra de Richard Strauss que simboliza a evolução filosófica do homem.

Minha Nota: 10/10
IMDb: 8,3/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                               89% publico
Resultado de imagem para 2001 uma odisseia no espaço


Cena Marcante:
Em um filme que previu muito do que foi as viagens espaciais da época, a cena mais marcante é ainda no começo do filme,onde vemos os macacos (homens primitivos), descobrindo a arma,em seguida de derrotar seus inimigos ele lança a arma para o alto e Kubrick realiza um match cut,que assemelha uma estação espacial ao osso,mostrando assim a evolução da humanidade.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram