Coringa

Coringa (Joker), filme de 2019, dirigido por Todd Phillps, que escreveu o roteiro junto com Scott Silver, baseado nós personagens criados por Bob Kane. Bill Finger e Jerry Robinson, estrelando Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy e Brett Cullen.

O filme conta a história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um palhaço de aluguel, que sofre de transtornos mentais, tendo uma condição de riso descontrolado, que causa incomodo, não só para ele mas para as pessoas em volta, ele tem um acompanhamento psicológico e está sempre tomando diversos medicamentos, ele que vive em um apartamento em uma região suja de Gotham City, aonde vive com sua mãe doente (Frances Conroy), após perder o seu emprego em um incidente ele está voltando para casa de metrô quando é atacado por 3 empresários, no instinto ele mata os 3 empresários e foge, porém a imagem do palhaço assassino se torna uma lenda na cidade e surgindo o movimento que protesta contra os ricos de Gotham,  Arthur que perde o auxilio da psicologas começa a procurar seu lugar no mundo.


Coringa é um excelente filme feito por Todd Phillips que adaptou o clássico vilão do Batman em um mundo sujo e bastante realista, muito baseado nos clássicos de Martin Scorsese (que inclusive foi chamado para produzir o filme no começo do projeto), as referencias mais claras são as de Taxi Driver e O Rei da Comédia. O filme vem para revolucionar os filmes de quadrinhos, tento como principal mérito a ótima atuação de Joaquim Phoenix e também o cuidado que tiveram para tratar de temas bastante sensível como doenças mentais (alguns especialistas elogiaram como foram fiel ao apresentarem a doença).

Joaquim Phoenix carrega o filme com uma atuação digna de aplausos, ele encarnou o palhaço do crime e muito mais, fez a gente acreditar que ele era um homem realmente doente, não só a atuação mas a parte física (o ator ficou muito magro para fazer o filme). Além dele Robert De Niro que apesar de não ter muito tempo de tela ele sempre aparece muito bem.

Minha única crítica ao filme é a demora para encerrar a trama (a mesa coisa que sinto vendo Baby Driver) tem vários momentos em que parece ser um final da história, mas em seguida eles emendam outra cena que parece ser um final, para outro e outro.

Tecnicamente o filme é impecável, direção de arte, fotográfia, e tudo mais está perfeito, principalmente a trilha sonora composta por Hildur Guðnadóttir que cria um clima muito tenso para as cenas, também vale destacar as músicas que foram selecionadas para as cenas que combinaram perfeitamente, destaque para Smile (que originalmente era do filme Tempos Modernos do Chaplin), "Rock & Roll Part 2" que toca na cena mais icônica do filme e "That's Life" do Frank Sinatra.

Coringa é um ótimo filme que realizou muito bem seu trabalho.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,9/10
Rotten Tomatoes: 68% críticos
                             89% público

Cena Marcante:
 O filme tem várias cenas que marcam bastante, mas para mim a de maior destaque é a do metrô que é o primeiro "ponto de virada" na trama, a cena que inclusive é muito bem feita


Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram