Bravura Indômita (2010)

Bravura Indômita (True Grit), filme de 2010, dirigido por Ethan Coen e Joel Coen, qu também escreveram o roteiro, baseado no romance de Charles Portis, estrelando Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld, Elizabeth Marvel e Josh Brolin.

O filme conta a história da jovem Mattie Ross (Haille Steinfeld), que teve seu pai assassinado por Tom Chaney (Josh Brolin), um de seus ajudantes, ainda fugiu com o cavalo de seu pai e duas peças de ouro, Mattie quer prender Chaney e leva-lo a justiça, para isso contrata Rooster Cogburn (Jeff Bridges), um federal que é conhecido por ser impdioso, para ajuda-la a caçar Chaney em meio território indígena, a principio Cogburn recusa pois não quer que a jovem Ross a acompanhe no meio da caçada, mas ele não tem outra opção se não aceita-la. Eles também estão acompanhados de Texas Ranger LaBoeuf (Matt Damon), um ranger texano que também está trás de Chaney pela recompensa.

Bravura Indômita é um remake do clássico de 1969, dirigido por Henry Hathaway, que desde essa época já fazia um western menos romântico, mas que ainda tinha características nobres nos heróis, na versão dos Irmãos Coen, eles se afastam totalmente da imagem clássica dos westerns, mostrando os personagens em um ambiente sujo e desagradável, inclusive os protagonistas possuem defeitos. Os Irmaos Coen foram indicados ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

A diferença entre o filme original e o remake ficam claro em comparação entre dois personagens, Rooster Cogburn, que nesse filme é apresentado na "casinha" e como um bêbado, enquanto no original ele possui um certa "aura" heroica e que aparenta não cometer erros, Jeff Bridges tem uma de suas melhores atuações no papel do federal, sendo inclusive indicado ao Oscar. Outro personagem que sofreu alterações no remake é o ranger texano LeBoeuf, que na nova versão tem muito menos tempo em tela devido a uma discussão com Cogburn que afastam os dois personagens, indo cada um caçar de sua maneira, diferente do clássico em que estão sempre juntos no território indígena.

Uma das grandes revelações do filme foi a da jovem atriz Haille Steinfeld, que faz a jovem Mattie Ross, apesar da pouca idade, ela conseguiu fazer uma ótima atuação, sendo inclusive indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.


O filme tem uma excelente produção, que recria muito bem a época, sendo inclusive indicado a prêmios por Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Indico para todos os fãs do gênero western, é também um dos meus filmes favoritos dos Irmãos Coen.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,6/10
Rotten Tomatoes: 95% críticos
                               85% publico
Cena Marcante:
A sequência de ação final, com Cogburn enfrentado 4 bandidos ao mesmo tempo, enquanto LeBoeuf enfrenta Tom Chaney para salvar Ross.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram