Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum, é um filme lançado em 2013, escrito e dirigido por Ethan Coen e Joel Coen, estrelando Oscar Issac, Carrey Mulligan, Justin Timberlake, Adam Drive, John Goodman, Ethan Phillips e Robin Bartlett.

O filme conta a história do cantor de música folk, Llewyn Davis (Oscar Issac), que não consegue emplacar na carreira musical, ele diariamente dorme no sofá de amigos, até que um dia ao dormir na casa de Mitch Gorfein (Ethan Phillips) e acaba deixando o gato fugir de casa, tendo que cuidar dele pelo dia, porém Llewyn perde o gato, e começa a busca-lo, se tornando mais um problema em sua vida já conturbada, com problemas na família, com a gravidez de sua "amiga" Jane (Carrey Mulligan), que decide  abortar o bebe, e a tentativa de emplacar sua carreira com a gravação de um disco e a ida até Chicago em uma viagem com o consagrado artista Roland Turner (John Goodman). 

Toda a história se passa em 1961, no bairro de Greenwich Village, local da onde surgiram diversos cantores folk, como Bob Dylan. Porém no caso do filme, acompanhamos um que não conseguiu sair do bairro, apenas uma pessoa anônima.


Os irmãos Coen fogem do clichê, ao fazer um drama com momentos de comédia, e que não possui um final feliz, terminando o filme da estaca zero, como se toda jornada do protagonista fosse em vão.

Oscar Issac tem sua melhor atuação em Inside Llewyn Davis, fazendo um protagonista melancólico e que está perto de desistir do sonho de ser um cantor de sucesso, apesar de todos os problemas, Llewyn sempre tenta achar uma solução simples, o que talvez só atrapalhe tudo. O filme ainda conta com a atuação de Justin Timberlake, no papel de Jim, tendo uma pequena participação no filme.

Um dos pontos fortes do filme, é a excelente trilha sonora, que começa com a música "Hang Me, Oh Hang Me", com uma linda interpretação de Oscar Issac, música que se repete no final do filme, deixando claro o retorno de Llewyn a estaca zero, o filme termina com a música "Farewell" em uma linda interpretação de Bob Dylan, terminando o filme com chave de ouro. Além dessas citadas, o filme ainda apresenta outras músicas durante o filme, o que pode ser um problema para quem for assistir mas que não é fã de folk.

Um ótimo filme dos Coen, mas que para mim não teve o reconhecimento que deveria, já que poucas vezes é lembrado.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,4/10
Rotten Tomatoes: 93% críticos
                               74% publico

Cena Marcante:
A sequencia final do filme, após tocar a música "Hang Me, Oh Hang Me" no bar de Pappi Corsicato (Max Cassela), ele sai do local, aonde é agredido por um homem, cena que já havia ocorrido no inicio do filme, mas que naquele momento não sabemos o porque, diferente do que ocorre no final do filme, aonde sabemos o motivo de Llewyn estar sendo agredido, fazendo o espectador a pensar se toda a semana de Llewyn é igual, sempre seguindo esse fracasso.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram